Close

Tecnologia

Propriedades técnicas e Vantagens

As telhas de PVC diferem de todas as opções existentes no mercado brasileiro. Produzidas por indústrias nacionais, utilizam tecnologia similar ao que há de melhor em países como a Itália, onde estão presentes há mais de 20 anos. São placas de grandes dimensões, simulando dezenas de telhas de tamanhos convencionais.

Em modelos e cores variadas, podem ser utilizadas em projetos arquitetônicos de todos os segmentos, desde residências até indústrias e empreendimentos comerciais. São quatro tipologias: colonial, plan, minionda e trapezoidal. Disponíveis nas tonalidades cerâmica, marfim, cinza e branca – outras cores, sob encomenda. A camada protetiva coextrudada garante integridade e longa vida útil às cores. A solução completa (“sistema”) das telhas de PVC tem kit de fixação/vedação; cumeeiras; e fechamento da cumeeira.

Por sua leveza, as telhas de PVC geram menos peso por metro quadrado, tornando mais econômica a estruturação do telhado e muito mais ágil o tempo de instalação.

Têm excelente durabilidade, são extremamente resistentes durante o transporte, na instalação e manutenção, resultando em mínimo desperdício, comparando-as às demais telhas no mercado. Sua composição torna o produto resistente às intempéries, como variações de temperatura, névoa salina e outros agentes agressivos.

Agregam conforto acústico ao reduzirem o ruído externo, tornando o ambiente mais silencioso. E, ainda, apresentam bom desempenho térmico (link para página com resultados dos ensaios de Desempenho Térmico no ITT).

O PVC é material 100% reciclável, o que faz das telhas um produto ambientalmente correto.

As telhas de PVC não propagam fogo: são classificadas como II-A na norma ABNT NBR 16626:2017 – Classificação da reação ao fogo de produtos de construção.

O PVC é material que não retêm umidade, como acontece com as telhas cerâmicas, por exemplo. Essa característica inibe substancialmente o aparecimento de fungos e o escurecimento das telhas.

Telhas de PVC têm resultados positivos em ensaios de Desempenho Térmico

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (ITT), vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, realizou ensaios com oito combinações de sistema de cobertura. O objetivo foi comparar o desempenho térmico das telhas de PVC, em diferentes cores, com as telhas cerâmica e de fibrocimento. Os ensaios envolveram o comportamento das telhas mediante quatro tipos de forro: sem forro, com forro de PVC, com laje de concreto e com laje mista (vigota e elemento cerâmico).

Foram realizadas simulações térmicas computacionais no software EnergyPlus, de acordo com as premissas da ABNT NBR 15575:2013 – Edificações habitacionais – Desempenho. “Foi adotada uma edificação padrão, variando o sistema de cobertura, para verificar a influência e a variação das temperaturas internas com o emprego de cada sistema”, explica Paulo Mezzomo, analista de Projetos do ITT. Algumas comparações entre as telhas foram feitas de forma direta, tendo em vista que, em alguns casos, foi mantido o mesmo componente no forro, alterando somente a telha. “Desta forma, foi possível comparar a variação do desempenho térmico resultante entre cada telha”, diz.

Os ensaios concluem que as telhas de PVC têm desempenho térmico igual às telhas de cerâmica e de fibrocimento. Já as telhas de PVC brancas demonstraram resultados positivos consideráveis, quando comparados com os obtidos pelas telhas cerâmicas e de fibrocimento: os ensaios mostraram que as telhas tradicionais, em suas condições normais de emprego em edificações, possuem absortância solar da ordem de 70%; já telhas brancas  permitem obter absortância de menos de 30%. “Considerando o contexto climático brasileiro, o desempenho térmico é característica desejada principalmente no verão, mesmo nas regiões mais frias no sul do país. Podemos concluir que o emprego da cor branca na cobertura, como é o caso de algumas telhas de PVC analisadas, pode ser bastante benéfico para o desempenho térmico”, conclui Paulo Mezzomo. As telhas de PVC brancas absorvem menos calor proveniente da radiação solar, reduzindo as temperaturas internas dos ambientes.