Close

Programa de Garantia de Qualidade

Quais são as normas ou legislações que regem a qualidade das telhas no Brasil?

As telhas de PVC devem atender às exigências brasileiras de desempenho e durabilidade prescritas pelo Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SiNAT) na diretriz 007/2012 – Diretriz para Avaliação Técnica de telhados constituídos de telhas plásticas. A diretriz se baseia na NBR 15575/2013 – Edifícios Habitacionais – Desempenho – Parte 5 – Sistema de Cobertura. Trata-se de documento técnico disponibilizado pelo SiNAT, sistema do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do ministério das Cidades, do governo Federal.

Este documento contêm as exigências necessárias para o sistema de cobertura constituído pelas telhas de PVC e o telhado. Os quesitos se referem à durabilidade, reação ao fogo, opacidade, resistência mecânica (ao impacto, ao caminhamento, à ação do vento), estanqueidade a água, entre outros. A diretriz abrange, também, exigências para o controle da qualidade do processo de fabricação das telhas de PVC, para o controle de aceitação no canteiro de obras e sua instalação.

O principal objetivo do Sistema Nacional de Avaliação Técnica do PBQP-H é a harmonização de procedimentos para a avaliação de novos produtos ou sistemas, quando não existem normas técnicas brasileiras específicas aplicáveis.

Como é feito o controle de qualidade da telha?

O controle de qualidade é realizado através de inspeção de amostras coletadas durante o processo produtivo e no comércio, com frequência de amostragem, tipo de amostragem e ensaios de controle pré-determinados. Os ensaios realizados são referentes aos aspectos estéticos, dimensionais, da espessura da camada de acrilato, do desempenho mecânico ao impacto, tonalidade e opacidade.

O Comitê Técnico também elaborou o Guia de Instalação da Telha de PVC. Nele, há informações importantes sobre a instalação dos diferentes tipos de telhas, tais como números de fixações, tipos de fixadores e outros detalhes, a fim de se obter uma cobertura com desempenho adequado.