Qualidade: exija sempre

Quais são as normas ou legislações que regem a qualidade das telhas no Brasil?

As telhas de PVC devem atender às exigências brasileiras de desempenho e durabilidade prescritas na Diretriz SiNAT nº 007/2012 - Diretriz para Avaliação Técnica de telhados constituídos de telhas plásticas, e baseadas na NBR 15575/2013 – Edifícios Habitacionais – Desempenho – Parte 5 – Sistema de Cobertura.

Trata-se de documento técnico disponibilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação Técnica do PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades do Governo Federal: http://www.cidades.gov.br/pbqp-h/projetos_sinat.php (link dentro de “Documentos relacionados”).

Este documento contêm as exigências necessárias para as telhas de PVC e o telhado constituído pelas mesmas, tais como: durabilidade, reação ao fogo, opacidade, resistência mecânica (ao impacto, à ação de granizo, à ação do vento), estanqueidade a água, dentre outras, bem como as exigências para o controle da qualidade do processo de fabricação das telhas de PVC e para o controle de aceitação e de execução destas telhas em canteiros de obra.

Acrescenta-se que o principal objetivo do Sistema Nacional de Avaliação Técnica do PBQP-H é a harmonização de procedimentos para a avaliação de novos produtos ou sistemas, quando não existem normas técnicas brasileiras específicas aplicáveis ao produto ou sistema inovador.

 

Como é feito o controle de qualidade da telha?

O controle de qualidade é realizado através de inspeção de amostras coletada durante o processo produtivo, com frequência de amostragem, tipo de amostragem e ensaios de controle predeterminados. Os ensaios realizados serão referente aos aspectos estéticos, dimensionais, espessura da camada de acrilato, desempenho mecânico ao impacto, tonalidade e opacidade.
Mapa do Site